quinta-feira, 19 de abril de 2012

NOSSO PRIMEIRO ANO DE CAMINHADA


         Em dez de março de 2011 a Escola Municipal do Complexo escolar Marília Sanchotene Felice iniciava suas atividades. Era a primeira reunião, estavam presentes o Secretário de Educação professor Delmar Kaufman, as professoras Maria do Horto Cheguen e Mara Cardoso responsáveis pelo Pedagógico da SEMED, a diretora Lélia Lopes e os professores. Era apenas o prédio, não havia luz, as salas de aula começavam a ser organizadas, os setores ainda não tinham uma identidade. Faltavam funcionários desde servente até merendeiras. Durante uma semana estivemos reunidos para estudar e planejar. No primeiro momento estudamos a Proposta Pedagógica, os Planos de estudos e o Regimento Escolar.     
         Havia muita expectativa no grupo, alegria, entusiasmo e a certeza de que queríamos transformar aquele espaço num local alegre e preze roso de se estudar e conviver.  Assim, recebemos nossos alunos, os primeiros de muitos que viriam ao longo do ano. Nascia à escola de ensino fundamental do Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice.   
         Nossos alunos oriundos de várias escolas e bairros, agora eram nossos!  As dificuldades de adaptação foram muitas: indisciplina, imaturidade, quadro de funcionários e professores incompletos, sem uma guarda para auxiliar.
         O espaço físico e os materiais que chegavam nos davam a noção da qualidade dos recursos que teríamos.
         No começo, o pedagógico só apagava incêndios e resolvia problemas de indisciplina.
         Somente no final de abril, a equipe passa a ficar completa com a chegada de uma vice-diretora, de coordenadores de turno, funcionários de limpeza e merendeiras.
         Os fatos negativos repercutiram na mídia e na cidade. A falação era geral, nossos alunos os piores da rede. Como se os problemas de indisciplina não existissem em outras escolas.
         A cada comentário, nos entristecíamos, eram fatos isolados, problemas que qualquer escola tem e que se empenha em resolver. Nossos alunos amorosos, educados, responsáveis e estudiosos...
         A cada novo acontecimento, lá estamos nós na mídia. Tudo isso fazia com que muitos professores e funcionários não quisessem trabalhar no Marília.
         Ao longo do ano tivemos muitas alegrias, professores comprometidos e desafiados a vencer cada dificuldade. O desfile do sete de setembro foi uma emoção, era o primeiro! A primeira Mostra Pedagógica, um sucesso! Era possível ver a qualidade do trabalho desenvolvido em sala de aula. Foi motivo de muito orgulho. 
         Chegavamos ao final do ano, nossa primeira turma concluía o ensino fundamental. Primeira solenidade de conclusão, simples, mas carregada de emoção, de orgulho e a certeza de que estávamos no caminho certo. Foi a coroação de um ano de caminhada em busca da construção da nossa identidade.
         Crescemos e aprendemos a caminhar juntos, professores, funcionários, alunos e pais. Nossa comunidade escolar se faz presente, participando, opinando e colaborando.
         Hoje podemos afirmar que, o ano letivo de 2012 é muito diferente. Temos uma coordenação pedagógica completa, o quadro de funcionários e professores também. Nossos alunos tranquilos e adaptados.
         Nossa caminhada é como um livro que “o coração nos ensina que há temores, que há fracassos e maldades, que há batalhas pra ganhar. E em cada página o amor nos transforma em um lutador...” (Trecho da música Heroe – Il divo).
         E ao se aproximar o aniversário de inauguração da nossa Escola, queremos juntos celebrar, um ano de caminhada, celebrar a Vida e a Paz e que Deus nos abençoe e nos de força para continuarmos a caminhada na construção de um mundo melhor.
         PARABÉNS A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR!

(Elisete Quevedo Nunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário